FAQ - VISTO AMERICANO

Preparamos um FAQ completo sobre Visto Americano
Passaporte Brasileiro

O meu passaporte brasileiro precisa estar válido por seis meses além da data de minha partida dos Estados Unidos?

Não. Se seu passaporte não estiver válido por pelo menos seis meses a partir da sua data de saída dos Estados Unidos, isso não afetará sua viagem. Os Estados Unidos mantêm um acordo com o Brasil pelo qual estendem automaticamente a validade de um passaporte para seis meses além da data de expiração do mesmo.

Onde está o número do meu visto no passaporte ?

Abra seu passaporte na página onde se encontra seu visto válido para os Estados Unidos. O visto geralmente cobre a página inteira do passaporte e fica próximo ao primeiro carimbo de entrada nos EUA recebido após sua emissão. O seu passaporte deve ficar em uma posição que permita que as informações sejam lidas de cima para baixo e da esquerda para a direita. O visto norte-americano é escrito em inglês e inclui dados biográficos. Olhe para a parte direita do visto. Na parte superior, está o código de controle que é uma longa combinação de letras e números. Debaixo dele estarão o tipo de visto, sua nacionalidade e as informações referentes à emissão do visto. Debaixo de todas essas informações, você encontrará um número impresso em vermelho. Este é o número do seu visto.

Visto Americano

Preciso de um visto para entrar nos Estados Unidos ?

Sim. O visto válido de entrada nos Estados Unidos da América (EUA) é necessário para todo o cidadão brasileiro inclusive crianças mesmo que simplesmente em trânsito em um aeroporto nos Estados Unidos. No entanto se você possui dupla nacionalidade e possui um passaporte de um dos países participantes do Programa de Isenção de Visto poderá não precisar de um visto para os EUA para viagens a turismo negócios ou trânsito se seu passaporte preencher os requisitos exigidos pelo governo americano.

Quem precisa tirar o visto americano?

Se o seu passaporte for de um dos países abaixo, eles participam do programa e você não precisará de visto e sim do ESTA. Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Coréia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, San Marino, Singapura, Suécia, Suiça, Taiwan.

Que tipos de visto existem nos EUA?

Leia a página TIPOS DE VISTO, onde você encontrará informações bastante úteis sobre todos os tipos de vistos atualmente disponíveis para estrangeiros nos EUA.

Quais são as taxas para tirar um visto americano?

As taxas consulares irão depender de qual tipo de visto o solicitante estará aplicando. Para o visto mais solicitado que é o de turismo (B1/B2) o valor da taxa é de U$160.00 (dólares) já incluindo o serviço de entrega do passaporte. Alguns tipos de visto como de estudante além da taxa de U$160.00 existe a outra taxa que se chama sevis no valor de U$200.00 (dólares).

Quanto tempo terei que esperar para pedir um novo visto, após ter um visto negado

Partindo da idéia de que na segunda vez você tratará de resolver o problema específico que poderá ter causado a rejeição, arriscaria dizer que uns seis meses é um período seguro. Você poderá tentar antes, no caso de ter uma situação especial do tipo: a sua empresa estará pagando um curso, a morte de um parente que vive nos EUA, vindo para estudar e já tem o I-20 e escola paga, etc. Mas, geralmente, voltar a solicitar um visto num prazo inferior a 6 (seis meses), é quase certo que o mesmo será negado novamente.

Meu visto foi negado na minha ultima solicitação quanto tempo tenho que esperar?

Não existe um prazo o solicitante pode entrar com o pedido no outro dia. Porém deve ser analisar o motivo pelo qual seu visto foi reprovado.

Meu nome esta restrito no SPC posso solicitar um visto americano?

Sim, isso não afeta o seu pedido de visto até porque o consulado não tem esse controle mas em alguns casos como pessoas com problemas na justiça poderão ter problemas para sair do País.

Meu visto foi expirado, preciso fazer uma entrevista no consulado para renova-lo?

Não, porém o consulado pode convida-lo para uma entrevista. Mas antes de iniciar o processo de renovação, verifique se você se qualifica no programa de renovação de visto que isenta o solicitante de comparecer ao consulado.

Há alguma diferença entre os formulários para homem e mulher? O que significa “principal applicant”?

Os formulários são diferentes. O masculino tem opções e perguntas que o feminino não tem e vice-versa. No caso do “principal applicant” se você irá tirar o visto sozinho deve preencher o campo com seu nome. Se for com seu marido ou esposa o campo deve ser preenchido com o nome daquele que irá bancar a viagem ou que tenha maior renda. No caso do visto ser para a família o nome que deve constar lá também é o de quem vai bancar a viagem.

Quem vai pagar as minhas despesas de viagem e acomodação é um familiar. O que preciso fazer?

Se você vai viajar por uma agência pode ver com eles se há algum modelo de declaração de suporte financeiro. Se você vai por conta própria pode fazer uma declaração em que contenham os dados daquele que financiará a viagem como salário bens no nome da pessoa CPF,RG, entre outras coisas. Além disso a declaração deve estar assinada e conter a informação de que a pessoa financiará sua viagem. Depois que você tiver feito essa declaração precisa levá-la em algum cartório para ser autenticada.

No campo do formulário, o número do visto anterior caso o solicitante tenha devo colocar o número com 14 dígitos ou aquele com 8 ?

O número correto é aquele com 8 dígitos grafado em vermelho mais no fim da página do visto.

O que coloco nos campos “Passport Book Number” e “Full Name in Native Alphabet”?

O passaporte brasileiro não tem um Passport Book Number. Nesse caso o procedimento correto é preencher o campo com a frase “does not apply”. A mesma resposta deve ser colocada no campo “Full Name in Native Alphabet” já que no Brasil usamos o alfabeto padrão.

Não conheço ninguém nos Estados Unidos. O que coloco na parte do formulário que pede contatos de lá?

Você não é obrigado a colocar nenhum contato basta dizer que não conhece ninguém. As respostas mais apropriadas nesse caso seriam “I don’t know” ou “I don’t know anybody in the United States”. Mas eu aconselho que todos preencham esse campo de forma mais específica. Para isso tracem planos de viagem: Quais lugares você pretende conhecer? Onde pretende se hospedar? E a partir disso vocês podem procurar acomodações que se encaixem em seus objetivos. Se você vai para a Disney por conta própria pode procurar hotéis em Orlando que te agradem e ver se há vagas na época pretendida. A partir disso você já terá ao menos um endereço para colocar no formulário. Se sua viagem é a negócios informe também o endereço de onde acontecerá a reunião ou o congresso. O importante é fornecer detalhes que provem o que você está dizendo. No caso de você querer tirar um visto de turista apenas para facilitar o processo na hora da viagem caso seja perguntado explique que você pretende ir para os Estados Unidos mas como vai demorar um pouco não planejou ainda sua viagem.

Cometi um erro no preenchimento do visto e só vi depois que ele já havia sido enviado. O que faço?

Há duas possibilidades: a primeira delas caso você veja o erro antes da entrevista é refazer o DS-160 com as informações corretas e no dia levar apenas a confirmação impressa do formulário correto. Se você tiver alguma dúvida ou só perceber que preencheu errado no dia da entrevista ou após o prazo máximo de envio confira com algum atendente e se estiver mesmo errado você poderá alterar lá mesmo.

Meu visto chegou, porém tem um erro, o que fazer?

Quando o visto vem com algum erro a embaixada diz que é preciso levá-lo ao posto consular em que ele foi emitido. No caso de você não estar na cidade em que solicitou o visto o aconselhado é entrar em contato com eles por telefone ou e-mail. Em alguns casos o erro não gera maiores problemas e eles aconselham que você apenas explique o ocorrido ao oficial da imigração caso seja perguntado.

Entrevista no Consulado Americano

O que é o CASV? Quais são os endereços do CASV no Brasil?

O CASV é o centro de atendimento ao solicitante de visto para os Estados Unidos onde os requerentes deverão comparecer para tirar a foto, biometria e confirmar o endereço da entrega do passaporte. Clique aqui e saiba onde fica localizado os postos CASV no Brasil que funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7:00 às 18:00 e no domingo das 13:00 às 18:00.

Qual é o horário de funcionamento da Seção Consular?

As seções consulares estão abertas para o público de segunda à sexta-feira, exceto nos feriados americanos e brasileiros. Como os horários de atendimento variam de acordo com cada Consulado ou Embaixada, solicitamos que verifique a página sobre Horários e Informações para contato para obter o endereço e o horário de funcionamento apropriado.

Posso escolher outro lugar para tirar meu visto além do indicado para meu estado ?

Não há problema algum em escolher um consulado mais distante de onde você mora. É recomendado optar por aquele que fica mais próximo apenas para facilitar o deslocamento dos solicitantes e distribuir bem o número de pessoas no dia da entrevista.

Devo comparecer pessoalmente ao Consulado?

Todos os requerentes que não se enquadrem em um dos critérios de isenção de entrevista deverão comparecer pessoalmente à Embaixada ou Consulado Americano para o qual estiverem agendados.

Como devo me vestir para a entrevista do visto americano?

Você não precisa ir vestido com roupa social mas precisa passar uma boa impressão. Para isso as mulheres devem usar esporte fino. É bom optar por um sapato elegante mas discreto. Aliás creio que discrição nesse caso é a palavra chave . Os homens devem evitar bermudas regatas e sapatos abertos e de preferência optar por uma camisa social mesmo que seja acompanhada de uma calça jeans e um sapato.

Quanto tempo demora para ser chamado para a entrevista do visto?

Acesse o site U.S Visas clicando aqui e selecione a cidade onde você mora. O site irá mostrar o tempo de espera atual do local selecionado.

O consulado americano retém meus documentos?

O único documento que o consulado retém é seu passaporte no caso do visto ser concedido. Dessa forma é sempre recomendado que as pessoas levam todos os documentos originais já que eles servirão apenas para serem apresentados ao agente consular.

Paguei a taxa do visto mas não compareci na entrevista na data marcada tenho que pagar novamente?

Não quando o solicitante pagar esta taxa ele terá um ano para fazer a entrevista o que deve ser feito é enviar um e-mail para o consulado explicado o que aconteceu.

Menores de 13 anos de idade ou maiores de 79 anos necessitam comparecer a entrevista do CASV e do Consulado?

De acordo com a nova regra para visto, estes solicitantes não precisam comparecer ao CASV e nem ao consulado, podendo um responsável entrar com o pedido levando a documentação no CASV.

Estudar nos Estados Unidos

O que preciso fazer para tirar Visto de Estudante (F-1)?

A escola onde você se matriculou terá que emitir um documento chamado I-20. Com este documento em mãos, você se dirige ao consulado e solicita o visto F-1. Além disso, você deverá ter passaporte válido assim como terá que comprovar que dispõe de renda suficiente para pagar os estudos.

Quanto tempo posso ficar no Estados Unidos antes e/ou depois do meu curso?

Normalmente o visto tem um “Grace Period” máximo que permite você ficar nos estados Unidos 30 dias antes de iniciar o curso e 60 dias após o termino do curso. Porém esta regra não é definitiva e fica a critério da imigração dos Estados Unidos modificar este período. Cheque o seu visto.

Estudo nos EUA e tenho visto F-1. Brevemente, vou me casar com uma Brasileira que mora no Brasil. Qual é o tipo de visto que ela deve ter?

Após o casamento, sua esposa poderá vir como sua acompanhante, no caso portador de visto de estudante. Você continuará tendo o visto F-1 e ela F-2.

Imigração Americana

Quais sao as perguntas mais comuns na chegada do aeroporto (imigração nos Estados Unidos)?

Qual o proposito de sua visita?, Onde voce ira ficar? Como ira viajar? Se conhece alguem nos EUA? Quando voce vai voltar? E sao feitas em ingles. Alguns aeroportos tem pessoas que falam espanhol.

Se meu filho nascer nos EUA, eu posso ficar morando aqui nos Estados Unidos?

Nao. Apos o vencimento de seu visto voce tera que voltar para o seu pais de origem, podendo levar a crianca. Quando a crianca completar 18 anos, ela podera decidir vir morar aqui, caso voce tenha optado por dupla cidadania para a crianca (brasileira e americana). Nessa epoca, a crianca podera lhe chamar para voce vir morar aqui, num processo que leva de 2 a 4 anos. Voce nao tera assistencia do governo para da a luz, e sendo pega ilegalmente em um hospital publico, a probabilidade de ser deportada eh quase de 100%. Recomendo que tenha um bom seguro de saude, para ser atendidade em um hospital particular, onde o risco de deportacao eh bem menor.

Entrei nos Estados Unidos com visto porém fiquei ilegal por ter permanecido além do período permitido pela imigração e meu visto já venceu o que fazer?

O solicitante poderá solicitar um novo pedido de visto normalmente e ainda conseguir o mesmo mas terá grandes chances de ser barrado na imigração uma vez que eles terão o conhecimento que você já ficou anteriormente. Casos assim é bem complicado pois se trata de uma violação nas politicas daquele país.

Viagem aos Estados Unidos

Vou fazer uma conexão nos Estados Unidos vou precisar de um visto?

Sim, Você precisa solicitar um visto tipo C1 (visto de trânsito). Mas se você tem intenções de viajar para os EUA algum dia solicite um visto de Turista e Negócios pois depois da atualização das regras de visto americano tirar visto de trânsito ficou tão complexo quanto de turista.

Minhas passagens precisam estar compradas antes de solicitar um visto para os EUA?

Não, muitas pessoas acham que comprando as passagens e fazendo as reservas no hotel ira facilitar na aprovação do visto uma vez que o consulado orienta comprar as passagens apenas quando tiver com o passaporte com visto em mãos.

Preciso de um visto mesmo que eu esteja apenas em trânsito nos Estados Unidos? Só estarei passando umas duas horas no aeroporto.

Sim. Todos os passageiros de viagens aéreas internacionais que passem ou voem sobre os EUA em trânsito precisam de um visto apropriado para este fim (visto de trânsito). Mais informações sobre vistos de trânsito…

Ainda tem dúvidas?

Fale com a gente agora mesmo!

Envie uma mensagem

Enviar